Ex-GSI de Lula falsificou relatório sobre atos do dia 8 de Janeiro, diz colunista do O Globo

Um conjunto de documentos da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) referentes ao dia 8 de janeiro foi entregue ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, e exibido hoje aos parlamentares da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) do Congresso Nacional. Esses documentos têm o potencial de causar grande impacto na CPI que investiga os ataques às sedes dos Três Poderes. A informação foi divulgada pela colunista do Jornal O Globo, Malu Gaspar.


O material consiste em dois relatórios da Abin sobre o incidente, e a comparação entre eles revela que o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do ex-presidente Lula, comandado na época pelo general Gonçalves Dias, alterou o primeiro relatório de inteligência que foi enviado ao Congresso, removendo dele os registros de que o general havia sido informado, por meio de mensagens enviadas para seu celular, sobre o crescente risco de tumultos e invasões de prédios públicos.

Essa informação foi confirmada por parlamentares que tiveram acesso aos dois documentos durante uma sessão secreta da CCAI. Os documentos também serão enviados para a CPI que investiga os acontecimentos do dia 8 de janeiro.

Postar um comentário

0 Comentários